segunda-feira, 27 de julho de 2015

Resumo 1º semana Maratona Literária de Inverno 2015 #MLI2015

Olá meu povo! Tudo bem com vocês? Vamos ao resumo da minha primeira semana de Maratona Literária de Inverno 2015. Hoje eu vou falar do período compreendido entre os dias 06 a 12 de julho, que foram muito bem aproveitados, não li muita coisa, mas fiz boas leituras. A primeira semana era dedicada a fantasia e/ou distopia. Comecei lendo Peter Pan do J.M.Barrie.
Foi uma experiencia muito bacana pois descobri que Peter Pan não é tão infantil assim, é bem diferente dos filmes da Disney. É um livro excelente, com alguns bons ensinamentos, mas com muitas partes violentas, machistas e conservadoras. O livro foi escrito em 1902 em outra sociedade com inúmeros valores deferentes dos nossos, mas creio que uma criança de 7 a 12 anos de idade não tenha senso critico para ver isso, a menos que seja instigada a tanto. Falo dessa maneira, pois ao termino da letura, fiquei com a impressão que grande parte da aventura de Wendy se resume a costurar, cozinhar, cuidar da casa e ser mãe, no entanto as verdadeiras aventuras eram vividas a penas pelos meninos. Há inclusive um trecho que diz que Wendy tinha certa opinião acerca do assunto, mas não discorda nunca de Peter, o "chefe da casa". Enfim, longe de mim censurar o livro, pois é inegável o seu valor literário, porem quando a sua leitura for feita por uma crianças, a meu ver deve ser monitorada por um adulto. No livro diz que Peter gostava de brincar nos Jardins de Kensington (Londres), onde foi construida uma estátua de Peter Pan tocando flauta.
Capa da primeira publicação em 1906.
Ilustrador Arthur Rackam. Enfim, eu indico sim a leitura deste livro fantástico. Também li nesta primeira semana parte do livro "A Seleção" da Kiera Cass, que foi amor a primeira vista, eu vou falar em um post a parte. Adorei estar com vocês mais uma vez, espero que vocês também tenham gostado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário